Sair da prostituição

A prostituição é uma profissão jurídica em Portugal, desde que as prostitutas e as empresas do sexo sejam licenciadas. A nossa missão ou objectivo não é prender mulheres e homens que trabalham legal e livremente como prostitutas. Todas as pessoas até aos 23 anos de idade que trabalham na prostituição e que queiram sair dela podem procurar conselho junto de Pretty Woman e Best Man. 

O Programa de Saída Regional da Prostituição (RUPS) está disponível para prostitutas que vivem e/ou trabalham na província de Utrecht e que estão a considerar abandonar a prostituição. Não importa se está a trabalhar com ou sem licença, e isto pode ser em diferentes formas de prostituição: trabalhando numa montra de loja, na rua, como acompanhante através de uma agência ou como freelancer, num bordel, clube ou em casa. Para este programa de assistência não há lista de espera, a assistência é imediata. Por esta assistência recebemos uma subvenção do Ministério da Justiça e Segurança. Esta bolsa ajuda as pessoas a abandonarem o comércio sexual em todo o país. Para esta parte específica do nosso apoio, trabalhamos em conjunto com a SADA. 
Horário de visita

O aconselhamento de saída é variado e adaptado às suas necessidades. Se necessário, trabalhamos em conjunto com outros, sempre em consulta consigo. Alguns exemplos do nosso apoio 

  • Procura de outro emprego: redigir um CV, preparar candidaturas. Estamos em contacto com um treinador experiente que o pode ajudar a encontrar outro emprego adequado.
  • Ajuda na candidatura a benefícios.
  • Explorando a possibilidade de ir à escola ou frequentar cursos.
  • Procura de alojamento (alternativo).
  • Lidar com experiências desagradáveis que tenha tido.
  • Trabalho sobre amor-próprio e auto-estima.
  • Encontrar ajuda apropriada para problemas de dependência ou problemas de saúde mental.
  • Ajudar a denunciar um crime se tiver havido ou estiver a ser coagido.
  • Contactar peritos através da experiência ou colegas vítimas.

A saída da prostituição é muitas vezes um processo de tentativa e erro. Por vezes, mulheres e homens deixam completamente de trabalhar na prostituição e depois regressam a ela. Ou decidem trabalhar menos na prostituição e combinam isto com outro trabalho ou formação. Temos paciência e compreensão para este processo e vamos ao seu ritmo.

Sexo em troca de coisas

Os jovens, em particular, nem sempre reconhecem a prostituição. O sexo em troca de coisas ou de um lugar para dormir nem sempre é considerado prostituição por mulheres e homens jovens. A Mulher Bonita e o Melhor Homem são apresentados juntamente com Belle Hulpverlening em locais da cidade e região onde os jovens podem ter sexo (coagido) em troca de dinheiro ou coisas. 

Metodologia

Para ajudar as trabalhadoras do sexo que querem deixar a prostituição, usamos a nossa própria metodologia e dois outros métodos que foram especialmente desenvolvidos para este trabalho:   

  • Metodologia da Roda da Vida: Esta metodologia destina-se a mulheres jovens entre os 18 e 21 anos de idade. Como a idade mínima dos trabalhadores do sexo foi aumentada para 21 anos, este grupo está precisamente fora do âmbito do nosso trabalho. O método consiste em intervenções que podem ser utilizadas tanto numericamente como através de contacto pessoal. 
  • O método visa ver, encontrar, apoiar e acompanhar rapazes e homens que trabalham na prostituição. O nome "Brilho" tem um duplo significado. Manter as aparências, fingindo que tudo está bem, é um fenómeno bem conhecido na prostituição de rapazes e homens.  Como esta forma de prostituição é tabu, muitos rapazes e homens têm dificuldade em falar abertamente sobre ela. Brilho" também significa atenção, visibilidade, exibição e brilho. O método é dirigido aos assistentes sociais que acompanham os homens prostitutas no centro de Portugal e pode ser utilizado em todo o país após consulta.

Outros grupos profissionais na cidade e província de Utrecht estão também em contacto com trabalhadores do sexo. Certificamo-nos de que estão cientes dos nossos programas de saída da prostituição e que podem mostrar os benefícios para mulheres e homens.
Pedir informações
Inscrever-se